A Prefeitura Municipal de Retirolândia, através da Secretaria de Assistência Social, junto ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e Conselho Tutelar estão articulando mais um ano a campanha Faça Bonito, dia 18 de Maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

Segundo Kamila Catarino, psicóloga do CREAS no município, a campanha será feita principalmente pelas redes e canais de comunicação da prefeitura. “Por estarmos no enfrentamento a pandemia do coronavírus sendo preciso manter o isolamento social, faremos as divulgações através de cards digitais, vídeos iremos usar também os recursos de áudio para carro de som e rádios poste. Além disso mantemos nossa parceria com as secretarias de Educação e Saúde do município para ajudar nos espaços de trabalhos que fazem mediante esse momento”, afirma a psicóloga.

Esse ano a campanha comemora o 20º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o

direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Entenda a Campanha:

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome

de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Vamos junto denunciar toda qualquer forma de Violência, Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

DENUNCIE

Disque 100