A Secretaria Municipal de Educação do município de Retirolândia realizou, dentre os dias 05 à 07 de fevereiro a Jornada Pedagógica 2020, trazendo o tema: Desenvolvendo as Competências Socioemocionais na Escola, que reuniu cerca de 250 pessoas, entre gestores/as públicos, convidados/as e profissionais da área de educação.

A Jornada teve como propósito fortalecer o processo educativo, possibilitar a partilha de ideias e de conhecimentos, a discussão de novos temas educacionais, a análise de indicadores educacionais, a revisão de valores e princípios em que a equipe de educadores intenciona embasar seu fazer pedagógico no ano letivo, dentre outras atividades.

Para o secretário Eleaci Dias, é necessário envolver os gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores num ambiente que possam construir propostas, ações que fortaleçam suas práticas educacionais o cotidiano. “Isso se trata de aprendizagem tanto do aluno quanto do professor, dialogar sobre esse tema é tão necessário e emergente por vivermos diariamente os mais variados sentimentos. Precisamos conhecer melhor nossos alunos e garantir o direito a educação com qualidade para quem ensina e quem aprende”, completou o secretário.

O objetivo da jornada foi compreender a dimensão das práticas educacionais ao cotidiano da escola; Aumentar o desempenho de professores e alunos a partir do exercício da resiliência e do autocontrole; Fortalecer a unidade da ação pedagógica; Projetar os dias letivos, alinhando-os às políticas públicas planejadas para a rede; Revisar os Planos de Curso e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) a partir da BNCC.

Diante do tema, a abertura teve a participação da retirolandense Iara Nancy, psicóloga, comentou da honra em participar do evento e poder discutir o tema. “Ter sido convidada para participar dessa conferência de abertura dentro da jornada pedagógica e principalmente por trabalhando com o tema que é uma urgência pensar em focar em nós e também que a escola repense seu papel como instituição que precisa está cada vez mais Co-responsabilizando para o processo de transformação do mundo e do lugar para onde a gente vive”, ressalta.

Dentro da metodologia proposta para a jornada teve palestra; desconferência; oficinas; trabalhos de grupos e Estudos colaborativos contemplaram as ações desenvolvidas durante os três dias. Essas atividades contaram com as participações de docentes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que dialogaram acerca da Valorização da Escola Pública; Educação do Campo; Educação Inclusiva e Multiletramentos.

Desenvolver competências socioemocionais nas práticas escolares, ajudar os estudantes e ao mesmo tempos os profissionais da educação a aprenderem a se relacionar consigo mesmo, reconhecendo e dialogando com suas emoções, pode trazer mais benefícios para o processo de aprendizagem e para inúmeras outras realizações ao longo da vida, como na saúde, no trabalho e nas relações sociais.

ASCOM Prefeitura Municipal de Retirolândia
#PrefeituraDeRetirolandia