A Prefeitura de Retirolândia através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Retirolândia, realizou a 7ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEAFES) e o 2ª Expo Retiro, que aconteceu de 27 à 29 de setembro, no centro de Abastecimento em Retirolândia.

O evento possibilitou a exposição de produtos da agricultura familiar e economia solidária além de torneios, julgamentos, compra e venda de animais.

A 7ª FEAFES pôde dar visibilidade e comercializar plantas ornamentais, hortaliças, verduras, doces, cachaças, cervejas artesanais, café orgânicos, vários tipos de artesanatos através de expositores em sua maioria de Retirolândia.

Segundo Hiure Carneiro, Secretário de Municipal de Agricultura o evento trouxe visibilidade aos mais diversos produtos ligados a agroecologia. “Realizamos uma feira totalmente organizada, padronizada e com toda qualidade para os expositores/as. Juntos com nossos parceiros e parceiras fortalecemos as ações ligadas a agricultura familiar que o município já vem trabalhando e nós estamos fazendo o melhor para potencializar ainda mais às famílias agricultoras”.

O prefeito Vonte Merim, ressaltou na fala de abertura a importância das parcerias. “Estamos caminhado bem, mesmo com as dificuldades que o municípios enfrenta, mas realizar uma feira como essa onde agricultores familiares tem seu espaço de comercializar, acontece pela organização e as parcerias que temos. Nossa gestão estar caminhando com parceiros, resistindo as adversidades e nosso maior propósito é governar para todos especialmente para o povo do campo”.

O fortalecimento das ações ligadas à agroecologia tem dinamizado o trabalho da prefeitura em parceria com o STR e parceiros especialmente como o Movimento de Organização Comunitária (MOC) e Bando do Nordeste.

A comunidade esteve presente fazendo compras e visitando o espaço da feira. Atividades formativas, sociais e culturais também aconteceram durante os dias de evento como a participação do Grupo de música do CRAS Claves do Sol, Grupo de Samba local, artistas locais como Ney dos Teclados, Fábio Araújo e Fofinho Silva realizaram as noites culturais da Feira.

Prefeitura de Retirolândia

Veja mais fotos do Evento