A Prefeitura de Retirolândia através da Secretaria Municipal de Educação realizará um mês inteiro de leitura para alunos da rede municipal de ensino, a partir do dia primeiro de outubro.

Uma proposta de incentivar a leitura como ferramenta de interação e conhecimento a biblioteca municipal Aloísio Fagundes de Lima conta com um espaço montado para contação de histórias, semana cordel: exposição de cordéis e xilogravuras, oficinas, produção e exposição de pinturas realistas, feira de troca de livros literários e diversas apresentações socioeducativas apresentadas pelas escolas municipais.

Venha viajar nesse espaço, conhecer e se encantar no mundo da leitura!

Prefeitura de Retirolândia

Confere a programação:

SALA 02 – INFANTIL: 01 AOS 10 ANOS

1ª e 2ª semanas 02 a 11/10
Contação de histórias: Livro: Meu coração é um zoológico de Michael Hall Música: Lá na montanha; Contação de história;
Construção de painel; Caixa musical para encerrar.
OBS. Dia 10/10 Especial CAEE/APAE: Poema “Na minha escola todo mundo é igual”.
Brincadeiras no pátio da biblioteca com apoio do educador físico.

3ª e 4ª semanas - 14 a 25/10
História: Quem quer brincar comigo? Tino Freitas
Contar a historia através da leitura do livro, após a contação da historia alguém bate na porta e pergunta: QUEM QUER BRINCAR COMIGO? Levar as crianças para o pátio da biblioteca, onde irá ter algumas brincadeiras como: Coelho na toca; Estatua; Bambolê; Amarelinha; Rabo no burro; Boliche;  Dança das cadeiras; Dança da laranja;

5ª semana – 28  A 31/10
O jacarezinho egoísta – Chloris Arruda de Araújo
Contação de história; Reflexão da história com a dinâmica da partilha; Mural do não: Compor um mural O que NÂO cabe no meu mundo.

SALA 01 – ANOS FINAIS (6° AO 9°)

1ª semana 02 a 04/10
Semana do conto; Exposições de contos diversos. Conto principal; O gato Malhado e a Andorinha Sinhá. Biografia de Jorge Amado.
2ª semana - 07 a 11/10
Semana das HQs; Exposição de HQs.  Biografia de Maurício de Souza.
07/10 -Oficina de HQs com Débora Ferraz às 13h e 30min.
3ª semana - 14 A 18/10
 Semana da poesia; EXPOSIÇÃO DE OBRAS DE CECILIA MEIRELES, CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - MACHADO DE ASSIS, VINÍCIUS DE MORAES).
Biografia de Cecília Meireles
14/10 - OFICINA DE POESIA: SARAU POÉTICO. EXPOSIÇÃO DE POEMAS DOS ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL.
4ª semana – 21 a 25/10
Semana cordel: Exposição de cordéis e xilogravuras.  Biografia de Braúlio Bessa.
Oficina de cordel.
5ª SEMANA 28 A 31/10
Dia D da pintura realista - 28/10
Exposição de pinturas realistas de Valter Abdon;
Oficina de pintura realista com Valter Abdon.
FEIRA DE TROCA DE LIVROS LITERÁRIOS E APRESENTAÇÕES DIVERSAS DAS ESCOLAS.