A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a Décima Segunda edição da Conferência Municipal de Assistência Social, no município de Retirolândia, que aconteceu dia 09 de setembro, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A conferência trouxe o tema: Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social e teve como conferencista Thaíse Viana, Assessora Técnica da Superintendência de Assistência Social do Estado da Bahia.

Mais de 150 pessoas, representações e autoridades do município estiveram presentes debatendo e contextualizando as ações de Assistência Social local com referência ao tema.

Diante da programação aconteceram apresentações e manifestações culturais do grupo Avanço Novo da comunidade de Lagoa Grande e também do grupo de música do CRAS Claves do Sol. A abertura foi feita pela Presidenta do CMAS Elcivania Araújo, em seguida a Secretária de Assistência Social do Munícipio, Nayara Silva fez a fala dando boas vindas aos participantes. Após a leitura e aprovação do regimento interno da Conferência a Secretária Nayara realizou a prestação de contas; houve também uma alerta sobre a campanha do Setembro Amarelo e o anuncio do início da Semana Municipal da Primeira Infância.

Em  seguida foi  realizado a elaboração e aprovação das propostas e eleito os/as delegados/as para representação do município na Conferência Estadual: pela sociedade civil tendo a titular Isana Cerqueira e suplente Elcivânia Araújo e pelo poder público titular Janiele Silva e suplente João Neto Silva.

Para Nayara Silva, o evento contribuiu para o fortalecimento do papel da SUAS. Segundo ela “este é mais uma espaço de reafirmação do nosso papel frente a esse desmonte anunciado em relação às políticas sociais, e, o quê nos fortalece é ouvir depoimentos de pessoas que estão vivenciando cotidianamente ações que transformaram suas vidas a partir do nosso trabalho”.

Ao final foi construído uma Moção de Repúdio a ser encaminhado para o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) sobre a não convocação da conferência nacional.

Os espaços de Conferências fortalecem as ações já desenvolvidas pela secretaria e  promovendo uma construção ativa da sociedade na participação e efetivação de politicas publicas.

Prefeitura Municipal de Retirolândia

Confira mais fotos do evento