A prefeitura de Retirolândia através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte,
realizou entre os dias 22 e 28 de julho a Semana da Cultura 2019 em comemoração
aos 57 anos de emancipação política do município, completados no dia 27 de julho.
Os dias da Semana da Cultura contou com a participação de educadores/as,
estudantes da rede municipal de ensino, envolvendo ainda escolas estaduais e
privadas, adolescentes e jovens ligados aos projetos sociais, pais, mães, idosos/as e
demais cidadãos e cidadãs que contribuíram de forma significativa para celebrar os
57 anos de emancipação política. As secretarias municipais de Assistência Social,
Agricultura, Saúde e Administração também contribuíram, de forma brilhante, para o
resgate da cultura local, estimulando e democratizando as mais diversas identidades
culturais existentes em nosso município.
Através de inúmeras atividades de manifestações culturais, esportivas, religiosa e de
entretenimento o retirolandenses prestigiaram o talento do seu povo que é sempre
valorizado pela gestão municipal.
Confira as ações desenvolvidas dentro da Semana da Cultura:
Segunda-Feira 22/07/2019: Abertura da Semana de Cultura aconteceu no Clube
Itatiaia com a Orquestra “O som do sisal” de Conceição do Coité que contagiou os
presentes com o Hino de Retirolândia ao som dos instrumentos de sisal.

Em seguida para fechar a noite com chave de ouro aconteceu a apresentação
especial da Quadrilha da Escola Valdeci Lobão: O arco íris Nordestino e sua Essência.

No dia 23/07/2019 – Terça- Feira aconteceu o Show de dança: Resgatando as
memórias e as tradições culturais com a participação das escolas do município.

No dia 24/07/2019 – Quarta- Feira as apresentações ficaram por conta da Secretaria
de Assistência Social que animou a noite com o Grupo musical Clave de Sol, o Balé
das crianças do CRAS e grupo das idosas “Vida Feliz”.

Na Quinta – Feira 25/07/2019 o show ficou por conta dos calouros que na sua 1°
edição do Troféu Léo do Ichu animou o Clube Itatiaia.

Na Sexta-feira 26/07/2019 a cidade foi agraciada com desfile das escolas que
levaram a história de Retirolândia para as ruas da cidade.

Á noite teve festa na praça 27 de Julho em comemoração aos 57 anos de
emancipação política de Retirolândia. No dia 27/07/2019 – Sábado aconteceu pela a
Missa de Ação de Graças e à tarde aconteceu o 1° Encontro de Carros Antigos de
Retirolândia.

dia 28/07/2019 – Domingo pela manhã aconteceram Atividades esportivas: maratona
masculina e feminina; ciclismo masculino e feminino. E à tarde foi o momento das
tradições culturais dos agricultores de Retirolândia com O samba de roda o
patrimônio oral e imaterial fechando a Semana da Cultura 2019.

CARTA DE AGRADECIMENTO

Esta é uma correspondência aberta, demonstrando a satisfação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte pelo apoio dos incentivadores/ colaboradores/ parceiros da cultura local na Semana de Cultura de Retirolândia/2019.
Os dias entre 22 e 28 de julho foram verdadeiramente intensos e desafiadores. E esta é uma carta aberta de agradecimento a todos aqueles ligados direta ou indiretamente à organização e execução deste projeto da Semana de Cultura 2019 “Minha cidade tem 57 anos de memória e história”.
Foram dias recheados de emoção, satisfação e prazer. Este evento nos proporcionou novas experiências, as atividades buscaram resgatar um pouco da história e da memória cultural de Retirolândia através de uma programação que envolveu a Rede, municipal, estadual e privada de ensino, as secretarias de Assistência Social, Agricultura, Saúde e Administração que contribuíram de forma brilhante para o resgate da cultura local, estimulando e democratizando diferentes linguagens.
Nestes sete dias, desenvolvemos atividades que vão muito além de atividades culturais. Consolidamos o poder da nossa cultura como ferramenta de expressividade que não poderíamos sentir se não estivéssemos reunidos em grupo. Esta é uma carta que visa expressar a felicidade e a gratidão que esta Secretaria externa nos dias pós-Semana de Cultura. Momentos como os vividos são especiais, tanto proporcionam amadurecimento quanto semeiam sentimentos e cria vínculos entre os participantes desta semana, nos tornando mais humanos e amantes da arte. Vínculos esses difíceis de romper e que estabelecem muito mais que parcerias: semeiam amizade entre os participantes, apoiadores, realizadores e todos envolvidos.
A Prefeitura Municipal de Retirolândia, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, em nome do secretário de Educação Eleaci Dias Magalhães Júnior e da coordenação da Semana de Cultura agradecem as escolas, aos artistas, movimentos culturais envolvidos, à população retirolandense que se fez presente nestes dias de festa à cultura, mantendo, assim, viva a chama cultural.