A administração municipal de Retirolândia, promoveu na tarde dessa quarta-feira, 3, a segunda etapa de entrega de colméias para apicultores. Cada colméia é composta por duas melgueiras.

Além das colméias, todos os equipamentos de proteção individual  como: macacão, luvas e botas, foram entregues aos produtores de mel juntamente com o fumegador, formão e alimentador artificial.

São 500 colméias que atenderão 50 apicultores do município com 10 unidades cada.

Todo o material foi adquirido junto ao governo do estado por meio da CAR- Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional. O objetivo é garantir o fomento e o aumento na produção de mel, ampliando a geração de emprego e renda por meio da cadeia produtiva da agricultura familiar.

O ato de entrega contou com a presença do prefeito Vonte do Merim, do secretário da agricultura e meio ambiente, Hiure Carneiro e produtores de mel.

A apicultura é uma cadeia produtiva responsável pela produção de 80% dos alimentos das colonizações cruzadas, promovidas pelas abelhas que atuam na produção de mel, pólen, cera, apitoxina e geléia real. O mel tem contribuído para a promoção da melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares do município.

A partir da venda do mel produzido em colméias padronizadas, a secretaria de agricultura e meio ambiente, promove a capacitação dos apicultores da UPPA- Unidade de Processamento de Produtos das Abelhas, (casa do mel) situada no povoado de Alecrim.

Para o secretário Hiure Carneiro, essas ações só foram possíveis graças ao olhar especial do prefeito Vonte do Merim para a apicultura que, além de estar comprometido com o fortalecimento da cadeia produtiva, assim como os apicultores, é um defensor da natureza.