Audiência pública para debater água encanada e saneamento básico, realizada na Câmara de vereadores na manhã dessa quinta-feira (25), contou com a presença de autoridades e da população local.

O prefeito Vonte do Merim destacou a importância  do evento no sentido de barganhar recursos para investimentos no município por força da assinatura de um contrato junto a Embasa- Empresa Baiana de Água e Saneamento. O Gestor abordou a necessidade de garantir o atendimento à comunidade, especialmente no período da seca, oferecendo dignidade às famílias, salientando acerca do saneamento básico para oferecer mais saúde a todos.

O prefeito também lembrou das comunidades que já foram atendidas com extensão de rede de água encanada, favorecendo centenas de pessoas na sua gestão.

De acordo com Gilton Borges, administrador regional da Embasa que ministrou a audiência pública, 6.900 crianças morrem por dia no mundo devido à falta de água tratada e esgotamento sanitário, enquanto 20% dos internamentos no mundo ocorrem por conta da falta desses benefícios. No Brasil, cerca de 39 milhões de pessoas não são atendidas com saneamento básico.

O convênio  entre a Embasa e o município foi assinado há mais de 20 anos e expirou em 2016. Com a assinatura do contrato, a empresa de saneamento terá o compromisso de garantir investimentos no setor durante o tempo acordado.

A captação de recursos não onerosos da união e do estado é proveniente do PAC- Programa de Aceleração do Crescimento.

A Embasa será responsável pelo projeto da ordem de 505 mil reais, entretanto, caberá ao município a busca pelos investimentos na área de saneamento. O investimento durante os 30 anos de vigência do contrato será de cerca de 3, 64 milhões de reais.