Para garantir mais acessibilidade, o prefeito de Retirolândia, Vonte do Merim, mandou que fosse construído em torno dos jardins e em órgãos do município rampas de acesso, garantindo mais segurança e integridade física das pessoas com necessidades especiais ou de mobilidade reduzida, assegurando-lhes assim o direito de ir e vir, e ainda de usufruir dos mesmos ambientes que uma pessoa sem necessidade especial.
De acordo com o Gestor, essas modificações irão garantir o direito a toda e qualquer pessoa com necessidade especial ou mobilidade reduzida, de transitar por espaços públicos e igreja, por exemplo, sem que seja encontrada barreiras que impossibilitem o convívio ou transito social em áreas de acesso, circulação ou permanência.
As barreiras impeditivas de acesso, geram mais do que só um impedimento físico, elas impedem o usufruto por direito dos espaços físicos, propiciam acidentes e causam constrangimento.
“A acessibilidade tem que existir em vários campos da sociedade para que pessoas deficientes tenham acesso a diversas formas de serviços, melhorando sua qualidade de vida e integração. ” Disse o prefeito.