Através de uma doação do Vereador Aquiles, a Prefeitura Municipal de Retirolândia, em parceria com a Polícia Militar, instalou novas câmeras de segurança e monitoramento no centro da cidade, equipamento amplamente utilizado para a segurança patrimonial, residencial e pessoal.
De acordo com estudos, a utilização desse sistema pode aumentar a prevenção de ocorrência de roubos e furtos em até três vezes, podendo ainda oferecer a vantagem de reconhecimento dos criminosos e na solução de crimes já que as opções mais modernas de câmeras vêm com luzes de LED e infravermelho e algumas oferecem até mesmo a opção de filmagem em alta resolução.
A principio, oito pontos de monitoramento foram implantados. As imagens captadas pelas câmeras são enviadas para um gravador digital de vídeo que fica na sede da Policia Militar onde são observadas em tempo integral. A menos de uma semana da ativação do sistema, um caso de assalto a celular foi solucionado onde o criminoso foi identificado e o aparelho da vítima foi recuperado, o fato foi registrado na Delegacia de Polícia de Retirolândia, através da Ocorrência 13/2019.
Para o vereador Aquiles, essa é a realização de mais compromisso firmado em campanha. “ Há alguns anos atrás Retirolândia estava deixando de ser uma cidade tranquila, muitos crimes estavam acontecendo, então decidir assumir a responsabilidade de contribuir para uma solução. Assim que assumi meu mandato enviei para a Câmara um projeto de Lei que criava oficialmente a Guarda Civil Municipal de Retirolândia, em seguida, sugeri ao Prefeito Vonte do Merim que fizesse a aquisição de uma viatura para ajudar no patrulhamento, e agora, estou contribuindo com a doação de uma valor para que o sistema de monitoramento da cidade seja instalado. Disse Aquiles.

Ainda de acordo com o vereador, foi investido um valor alto em um antigo sistema que tinha equipamentos de má qualidade e que logo danificou completamente.

Para o Comandante da Polícia Militar de Retirolânidia, Sub Tenente Gilson, a doação dos equipamentos de monitoração vai contribuir muito para a segurança de nossa cidade, e mesmo em fase de testes já existem dois casos solucionados.

O prefeito, Vonte do Merim, agradeceu a colaboração do vereador Aquiles e disse que muito em breve irá estender o sistema para outros pontos da cidade de forma que garanta mais segurança aos munícipes.