Aconteceu na tarde desta terça-feira (09/10) um ato em comemoração ao Dia dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. A data é originalmente comemorada no dia 04 de outubro, dia que foram fixados as diretrizes para o exercício profissional desse trabalho através de Lei nº 11.350/2006 e pelo Decreto nº 3.189/1999. A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 11.585/2007.
O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e além da presença dos Agentes, o secretário da saúde do Município, Claudio Inocêncio (Cacau) e o prefeito, Vonte do Merim, estiveram presentes.
Para enfermeiro, Moisés Almeida, o agente comunitário de saúde é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços da Atenção Primária à Saúde e a comunidade. “Graças ao brilhante trabalho desses profissionais, pudemos diminuir consideravelmente a mortalidade infantil. É um trabalho cansado e exige muito de cada um, mas, ao final, quem sai ganhando são as famílias.” Falou Moisés.
O prefeito, Vonte de Merim, parabenizou e agradeceu aos profissionais pela dedicação e aproveitou a oportunidade para anunciar que depois de 14 anos o município foi contemplado com mais duas equipes do programa Saúde da Família.
Já o secretário da saúde, Cacau, parabenizou a todas as equipes e ao prefeito, Vonte do Merim, que, de acordo com ele, em meio à crise que todo o país tem atravessado, uniu forças para conseguir ampliar o número de profissionais que irá melhorar significativamente o atendimento a população retirolandense.