Em evento intitulado como 'roda de diálogo', realizado na tarde desta quarta-feira, 29, na sede do SINTRAF- Sindicato dos trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar de Retirolândia-BA, a coordenação do CAEE- Centro de atendimento de Educacional Especializado, promoveu um encontro entre profissionais da área, educação, CMDCA, Conselho Tutelar, pais e alunos integrados ao programa.

O evento foi iniciado pela educadora física Luana Mercês com um momento de descontração.

A ocasião serviu para promover a integração entre os participantes, especialmente, entre pais e mães das crianças atendidas pela entidade.

A coordenadora, Débora Ferraz, destacou a importância daquele momento envolvendo o público presente.

O secretário da educação, Eleací Júnior, deu boas vindas e elogiou a realização do evento.

A coordenadora da educação municipal, Fidelcina Santos, falou da integração entre a família, o aluno e o professor. Para ela, é preciso que todos caminhem juntos para avançar em busca de uma mesma direção.

O coordenador do NASF e  enfermeiro sanitarista, Moisés Almeida, Falou acerca da higiene pessoal. De acordo com o profissional, as doenças  precisam de um ambiente propício para adentrar o corpo. Ele mencionou a necessidade dos cuidados com o couro cabeludo, dos ouvidos, da boca e de outras partes do  corpo. Ele comparou o corpo com uma casa que deve estar sempre limpa, não permitindo a entrada da sujeira. Assim é o corpo, frisou Moisés, para que as doenças não façam morada.

A nutricionista Laila Silva, abordou acerca da alimentação saudável e da necessidade de cuidar da saúde bucal, realizando a escovação 3 vezes ao dia. Além desse quesito, a limpeza das unhas e a higienização das mãos antes das refeições também foram temas de recomendação da nutricionista. Laila também destacou a importância da alimentação saudável, apresentando os carboidratos essenciais como fonte de energia e as fibras existentes nas frutas, verduras e legumes. Laila recomendou aos pais a substituição dos carboidratos e proteínas dos alimentos nocivos à saúde por aqueles que estão nos alimentos saudáveis. Os lipídios essenciais e não essenciais, assim como a água de qualidade, foram abordados por Laila como de grande importância para a saúde.