Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 22, na sala de reuniões da secretaria da educação municipal, uma reunião de grande importância para os produtores da cadeia produtiva de leite deste município.
O evento que conta com apoio da gestão municipal e visa fomentar a produção de leite, contou com a presença de produtores, do secretário da agricultura, Yure Carneiro, agrônomo Luis Júnior e com o veterinário Gabriel Menezes, coordenador de projetos do SENAR- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, empresa privada do sistema S sem fins lucrativos que oferta a capacitação para os produtores rurais.
A vinda do SENAR ao município, visa atender uma demanda de produtores locais por meio de capacitação para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, como o manejo da pastagem, higiene da ordenha e manejo sanitário dos animais, visando a aplicação dos conhecimentos nas propriedades pelos próprios produtores, aumentando sua renda e diminuindo os custos, melhorando sua qualidade de vida.
Para Gabriel Menezes, veterinário que ministrou o evento, o produtor rural é um produtor de alimentos que precisa aprender a produzir os alimentos para suas vacas produzirem leite."Se a terra é mal manejada, vai produzir alimentos de má qualidade, fazendo com que o rebanho diminua a produção, enquanto a terra bem manejada aumenta o nível nutricional e a produtividade dos animais e, consequentemente, a renda do produtor". Disse.
O curso será iniciado no mês de agosto com a realização de 4 módulos preparatórios no pró SENAR com 4 encontros mensais e uma consultoria na propriedade de cada participante após o 4° encontro.
20 produtores deverão participar do curso, porém, apenas produtores que estejam inseridos na cadeia produtiva (leite), como centro das suas atividades.
Esse curso pode representar a mudança de vida dos produtores com o aumento da sua produção.
80% da hora/aula é prática, onde o instrutor que poderá ser um agrônomo zootecnista ou veterinário, aborda um tema em sala e vai até a propriedade para aplicar na prática.
Os produtores que tiverem frequência de 80% das aulas, serão recompensados com uma consultoria na sua propriedade.