A unidade de saúde Cecília Santiago na comunidade de Lameiro redondo (Retiro Velho) foi entregue no final de 2016, pelo menos é o que informa a placa inaugural no interior do prédio, porém, de acordo com Cláudio Inocêncio, Cacau- secretário municipal da Saúde, faltava a 3ª e última parcela para a conclusão da obra.

No início da atual gestão, a Secretaria da Saúde elaborou projeto, solicitando o credenciamento da unidade ao Ministério da Saúde para seu funcionamento, além do credenciamento da equipe de saúde da família para as unidades de Lameiro Redondo e Gameleira, entretanto, de acordo com o secretário, a portaria ainda não foi baixada pelo Ministério.

Por conta própria, o município vai custear com o funcionamento da unidade, a princípio, com procedimentos básicos, vindo, tão logo seja baixada a portaria pelo Ministério da Saúde, a ofertar uma maior gama de serviços e investimento em equipamentos.

O secretário informou que a Secretaria da Saúde do município tentou equipar a unidade por meio do governo do estado, mas ainda aguarda uma resposta.

Todos os investimentos em recursos humanos e materiais, serão do município.

Cacau também informou que, além dos serviços básicos como curativos, aferição da pressão e outros, um médico prestará atendimento no local pelo menos a cada 15 dias, enquanto que os demais serviços dependerão do Ministério da Saúde.

"A unidade não estava dada como pronta para o Ministério da Saúde, o que pode ter causado a demora para o credenciamento da equipe e para o funcionamento da unidade, fato é que só agora a 3ª parcela foi liberada, lembrou o secretário".

Durante toda essa terça-feira, 24, uma equipe da prefeitura realizou a limpeza da área do prédio.

O diretor de serviços da atual gestão, Cláudio Mello e sua equipe, atuaram de forma incessante, como mutirão para  retirar a sujeira do entorno e do interior do setor.

Cláudio Mello informou que os pedidos de abertura da unidade são constantes. Ele disse que o prefeito Vonte determinou todas as providências para que as comunidades de Lameiro Redondo e Retiro Velho, contem com os serviços da unidade a partir do próximo dia  1° de agosto.