Alan Suzart  (PCOM/MOC)

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 30, na sede do Sindicato dos trabalhadores Rurais e na praça Zebrinha em Retirolândia-BA, um evento de cunho social de grande importância.

Promovida pelo MOC- Movimento de Organização Comunitária e com a parceria de entidades como a prefeitura municipal, a ocasião contou com a presença de autoridades como o prefeito Vonte do Merim, vereadores, secretários municipais e o coordenador do CAT- Conhecer, Analisar e Transformar, projeto de educação no campo, Gilson Euzébio Carneiro, além de crianças e adolescentes das comunidades de Jitaí- Retirolândia, Rose, Mucambinho e Miranda de Santa Luz, entidades locais e sociedade civil.

Alan Suzart  (PCOM/MOC)

A feira de fazeres e saberes sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, é uma forma encontrada para divulgar suas ações desenvolvidas nas suas comunidades acerca dos seus direitos. Além disso, as crianças e adolescentes fazem  uma importante troca de experiências, ao tempo em que adquirem conhecimentos, os quais, podem estar sendo garantidos ou violados. As demandas das comunidades serão debatidas nas conferências que serão realizadas no final deste ano em Retirolândia e Santa Luz.

Assim como na comunidade de Jitaí, as comunidades de Rose, Miranda e Mucambinho em Santa Luz, promoveram oficinas de preparação para as crianças e adolescentes avaliarem a realidade e funcionamento de: escolas, postos de saúde alimentação escolar... nas suas comunidades, bem como, os direitos que ainda não estão garantidos.

Alan Suzart  (PCOM/MOC)

De acordo com Maria Vandalva, coordenadora pedagógica do MOC, o prefeito Vonte e a vereadora Nayra que também esteve no evento, garantiram uma agenda para o processo preparatório nas comunidades para a conferência municipal.

A primeira comunidade a receber a feira preparatória acontecerá no povoado de  Laginha. No dia 13 de agosto, será constituído o fórum da cidadania do Selo UNICEF, ocasião em que municípios da região devem assumir metas e  compromisso acerca dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Alan Suzart  (PCOM/MOC)

O prefeito Vonte, reafirmou seu compromisso com o tema, demonstrando seu comprometimento e da gestão municipal com o MOC e outras entidades que desenvolvem esse tipo de trabalho, e vêem nas parcerias, uma forma de oferecer mais garantias e direitos, como afirmou a coordenadora pedagógica Vandalva.

Agnaldo Lima  (SECOM)

Além do MOC, a feira também conta com uma instituição alemã de nome KNH que tem papel importante pela garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes em todas as partes do mundo.