Nesta segunda-feira, 16 de Julho, foram iniciadas as atividades do curso pré-vestibular do programa Universidade para Todos (UPT). Com a participação do prefeito Vonte do Merim, a mesa foi formada por: Eleaci Magalhães (Secretário de Educação), Cláudio Inocêncio (Secretário de Saúde), Nayara Silva (Secretária de Assistência Social), Fidelcina Souza (Coordenadora Geral do Município), Dona Terezinha (Presidente do CMDCA), Iraciara Cordeiro (Diretora do Valdeci Lobão), Janiele Silva (Presidente do Conselho da Juventude), Ana Karina (Coordenadora Pedagógica do UPT e professora da UNEB), Henrique Valença (Coordenador Geral do UPT), Rosane Vieira (Diretora do Campus XIV da UNEB) e o palestrante Dr. Onildo Araújo (Professor da UEFS).

Rosane Vieira, diretora do Campus XIV da UNEB, explanou sobre o contingenciamento financeiro e a fiscalização excessiva que a UNEB vem sofrendo e, consequentemente, o UPT também, o que gerou atraso no início das aulas (que deveria ter iniciado em Abril) e também outros ônus ao programa.

Segundo Ana Carina, coordenadora pedagógica do UPT e professora da UNEB, esse ano o programa está tentando estreitar ainda mais os laços entre a coordenação e os alunos. Deixou claro que todas as reivindicações dos alunos devem recorrer a articuladora municipal, Débora Ferraz, que levará todas as questões em busca de resolução junto a coordenação do programa. Ressaltou também o espírito de luta que é necessário para cada aluno alcançar seus objetivos.

Para Nayara, o aproveitamento do programa no município ano passado, quando mais de 50 jovens passaram em vestibulares, foi excelente e espera que a lista cresça ainda mais esse ano. Nayara acrescentou que a educação é uma forma de revolução, mas que precisa ser uma educação politizada, não partidariamente, para que realmente ocorra uma mudança na situação do país.

Henrique Valença, coordenador geral do UPT, com bastante bom humor, frisou a força de vontade da gestão no ano passado, que garantiu a adequação do roteiro do transporte escolar para todos os cantos do município a fim de trazer todos os estudantes interessados para o curso.

Eleaci Magalhães, secretário municipal de educação, disse que não pensou duas vezes em dar continuidade ao apoio do curso neste ano, visto o aprendizado alcançado no ano passado. Re-afirmou todo apoio da Secretaria de Educação ao programa, e que qualquer questão em relação ao transporte, será resolvida a fim de possibilitar o estudo de todos. Também ressaltou que ano passado, entre todos os cursos pré-vestibulares do UPT na região, Retirolândia foi o município que teve mais aproveitamento nos vestibulares.

O prefeito Vonte do Merim agradeceu a parceria com a UNEB, e aproveitou a oportunidade para pedir à coordenação do curso para que os professores do município possam ser colocados no quadro de professores aqui na cidade, quando necessário. Sincero, o prefeito também disse da importância dos estudos atualmente diante de um mercado de trabalho tão competitivo, apesar de muitas vezes não ser cômodo e confortável estudar, mas vale todo o esforço.

A mesa foi desfeita, para que o Professor da UEFS Dr. Onildo Araújo inicia-se a sua palestra sobre "Juventude, Política e Sociedade: o papel da universidade".

As aulas do curso começam nesta terça-feira, 17 de julho.