Cerca de 380 dos pacientes que já são acompanhados pelo programa, 88,13%, receberam o colírio, medicamento utilizado no tratamento.
Além de água mineral e cafezinho, a Secretaria de Saúde do município ofereceu lanche aos pacientes que se aglomeraram sob o toldo colocado em frente àquela unidade de saúde.
Para alguns pacientes, essa ação desenvolvida pela parceria Governo do Estado e a Prefeitura é muito importante. Para a cidadã conhecida como Lurdinha do Mingau, antes as dificuldades eram muito grandes, quando seu tio, idoso que é acompanhado pelo programa, tinha que ser levado para Santa Luz, por exemplo.
Para o Secretário Cláudio Inocêncio, Cacau, o custo dessa parceria para o município é relativamente baixo. Além do toldo, apenas a logística e alimentação para a equipe e apoio aos pacientes, são arcados pelo município.
A equipe formada por 1 médico oftalmologista, 3 técnicos em oftalmologia e um coordenador, garantiu o atendimento a todos com o suporte de Servidores da área de Saúde.
O coordenador, Bruno Conceição informou que o Glaucoma não tem cura e que os sintomas da doença são: Baixa Visão, Palpitação e Dor nos Olhos. Ele disse ainda que o tratamento é à base de colírio que combate a doença e baixa a pressão ocular.
Cada paciente deve passar por uma nova avaliação a cada 90 dias.
ASCOM