Mencionando o primeiro lugar que a Bahia ocupa entre todos os estados da federação na vulnerabilidade social, Leísa destacou que Assistência Social é direito de quem necessita, alertando, oportunamente, que é preciso acabar com o assistencialismo e garantir a ampliação da comunicação acerca das ações desenvolvidas. O prefeito Vonte destacou a importância da participação popular no evento e se colocou à disposição para oferecer todo o suporte em eventos dessa natureza que visam fortalecer as discussões de temas que ajudem o desenvolvimento do município. Quatro(4) equipes foram formadas para apresentação das propostas, obedecendo os temas inseridos nos 4 eixos:
1- A proteção social não contributiva é o princípio da equidade para a gestão dos direitos socioassistenciais
2- Gestão democrática e controle social. O lugar da sociedade civil no SUAS.
3- Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferências de renda como garantia de direitos socioassistenciais.
4- A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e responsabilidades dos ente federativos para a garantia de direitos socioassistenciais.
A Secretária de Assistência Social, Nayara Silva, disse que é importante a participação da sociedade que apresenta suas demandas e quer ser ouvida por uma gestão que vem desenvolvendo ações, fortalecendo o Sistema Único de Assistência Social- SUAS no município. A Secretária narrou as dificuldades como a crise que vive o país, informando sobre a sensibilidade do prefeito Vonte em colocar recursos do município à disposição, garantindo cerca de 70% dos atendimentos, a viabilidade do SUAS e atendimento àqueles que mais precisam. A Secretária destaca a importância do programa municipal VIVER MELHOR que tem assegurado uma série de benefícios à população.
Apesar das dificuldades, Nayara destaca a atuação do CRAS que tem dado suporte necessário, garantindo direitos básicos para quem precisa de atendimento no setor.
Nayara destacou a importância da palestra da Superintendente de Assistência Social do Estado, Leísa Sousa que destacou o momento que vive o país, alertando na oportunidade que todos necessitam do SUAS que não existe apenas para os mais pobres, embora seja o público prioritário e estejam na escala de maior vulnerabilidade social.
ASCOM